logo AllFlats

7 dicas para montar um home office em apartamento compacto

7 dicas para montar um home office

Se você mora em um flat, loft, studio ou kitnet, talvez queira (ou precise) aprender a montar um home office em apartamento compacto.

Graças ao avanço da tecnologia, trabalhar de qualquer lugar virou comum, inclusive de casa.

E a pandemia do Covid-19 reforçou essa prática. Para manter o isolamento social, muitas empresas adotaram o home office.  

Como consequência, os trabalhadores não se desgastam com o deslocamento casa-trabalho, garantindo mais bem-estar, qualidade de vida e desempenho. A empresa também reduz seus gastos com energia e o custo do vale-transporte.

Devido aos resultados positivos, a tendência é que essa forma de trabalhar seja cada vez mais adotada, mesmo em um contexto normalizado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades já são 12 milhões de pessoas que trabalham de home office atualmente no Brasil.

Por outro lado, muitas pessoas sentiram dificuldades para se adaptar à nova rotina. Realmente, não é fácil se concentrar quando é preciso dividir sua atenção com a família, ainda mais em um imóvel pequeno, né?

Nesse sentido, resolvemos passar algumas dicas de como montar um home office em apartamento compacto. Sabemos que um cantinho para trabalho e estudo pode aumentar sua concentração e, consequentemente, produtividade.

Como montar um home office em apartamento compacto

Não pense que precise gastar toda a sua economia nesse processo. É possível decorar seu flat sem precisar de uma grande reforma.

A escolha dos móveis certos e implementar uma iluminação adequada já são suficientes para montar um ambiente confortável e sem distrações. E isso se aplica até mesmo para quem mora em apartamentos compactos. 

É verdade que muitos flats e condomínios (principalmente os novos) oferecem um espaço de escritório na área comum. Mas se você deseja um pouco mais de privacidade, pode montar um home office no seu apartamento.

Veja, a seguir, sete dicas de como montar e decorar seu home office ideal, sobretudo em espaços menores, garantindo funcionalidade, praticidade e produtividade.

#1 Escolha o espaço ideal

Um espaço reservado e tranquilo é perfeito para o home office. No entanto, isso nem sempre é possível. É aqui que a criatividade entra em jogo. 

Um simples canto do seu quarto pode se tornar em uma estação de trabalho. Aliás, qualquer cantinho da sua casa pode-se tornar um home office, desde que não se misture funções. 

Por exemplo, usar a cama, que é um local de descanso, como sua mesa de trabalho pode diminuir sua produtividade.

Para quem não tem um espaço sobrando, um armário pode virar um pequeno escritório e as portas podem servir de painel para recados e lembretes.

#2 Utilize móveis multifuncionais ou retráteis

A escolha de móveis retráteis pode ser ótima, pois garantem uma boa economia de espaço.

Se o escritório for integrado a algum cômodo específico e você necessita de privacidade, use um biombo. Ele também servirá de apoio para anotações, relógio ou decorativos.

Outra dica: evite móveis com muitas curvas. Eles não são muito funcionais e impedem a sua utilização em outros quartos ou em decorações futuras.

#3 Preferências de bancada e de cadeira

Com relação à otimização do espaço, a bancada pode ser móvel. Isso permite que você leve seu trabalho para qualquer local do apartamento.

Ela também pode ser fixa na parede, o que acaba economizando mais espaço da área do que uma convencional com pés.

Quando falamos em estética, sua bancada pode ser de vidro transparente. Além de dar um aspecto mais moderno, ela passa a ideia de amplitude.

Está com uma boa gordura financeira? Então vale a pena contratar um marceneiro para fazer uma bancada planejada. Assim, você garante uma mesa com tamanho compatível ao seu local de trabalho sem perda de espaço.

Por fim, não podemos nos esquecer da escolha da cadeira. Sua escolha é crucial para garantir produtividade. Afinal, ninguém consegue se concentrar com dor nas costas, né? Fala sério…

Uma cadeira com um bom apoio nas costas e nos braços permite que você fique horas estudando ou trabalhando sem se incomodar.

#4 Escolha as cores certas

Pode parecer bobagem, mas uma das dicas para montar um home office em apartamento compacto é escolher bem as cores do ambiente. 

Elas têm grande influência no nosso bem-estar e nas nossas sensações. Algumas podem deixar a decoração mais bonita e, ainda por cima, melhorar nossa produção. Sendo assim, tenha cuidado na hora de escolher os tons de seu escritório.

O ideal é que haja equilíbrio e harmonia entre as tonalidades. Para isso, use tons neutros e vibrantes, criando, ao mesmo tempo, um espaço para concentração sem distrações, mas também sem relaxamento excessivo.

Ambientes muito chamativos podem criar desconcentração, o que impacta negativamente no desempenho do trabalho.

Além disso, para apartamentos compactos, cores claras, especialmente nas paredes, podem criar a sensação de amplitude e de um ambiente maior.

#5 Personalize e organize seu espaço

É interessante e estimulante tornar seu ambiente de trabalho a sua cara. Um ambiente mais agradável deixa sua jornada de trabalho mais prazerosa, não é verdade? 

Sendo assim, decore seu home office com coisas de seu interesse, mas que não te distraiam. Além de retratos de familiares e amigos, luminárias e plantas são uma ótima opção.

Artigos decorativos, de modo geral, dão um toque pessoal ao ambiente. Eles podem ser quadros, porta-lápis, post-its coloridos, calendários, porta-trecos e uma série de outros itens que tornam o espaço mais especial.

Pode-se expor livros, miniaturas, molduras com diplomas e certificados importantes, e caixas decorativas que, de quebra, deixam seu escritório mais organizado.

Afinal, trabalhar em um espaço organizado ajuda na concentração e economiza tempo, uma vez que os objetos são facilmente encontrados.

#6 Lembre-se dos equipamentos eletrônicos

Não é apenas na decoração e nos móveis que se deve focar na hora de montar um home office em espaço reduzido. Muitas pessoas esquecem dos equipamentos eletrônicos necessários para desempenhar as funções da empresa.

Deve-se atentar também para os computadores e estruturas. Estas últimas, como conectores de tomadas, devem permitir o funcionamento dos aparelhos. Em alguns casos, é até necessário realizar modificações elétricas.

Para economizar espaço, prefira eletrônicos wireless e sem fio, por exemplo mouse, teclado, impressora, fones ou mesmo notebook em vez de um desktop. Isso deixa sua área de trabalho mais limpa sem muitos fios.

#7 Iluminação é fundamental

A garantia de claridade é essencial. Montar seu escritório próximo a uma janela é um ótimo caminho para aproveitar a luz natural durante o expediente. Caso queira uma luminosidade mais homogênea, pode-se usar uma cortina de cor clara.

Contudo, nem todas residências possuem luz natural suficiente ou disponibilidade todo o dia. Assim, é preciso de lâmpadas. O ideal é que se opte por luzes brancas, capazes de iluminar e evitar sonolências e dispersão.

Agora que você já sabe como montar um home office em apartamentos compactos, mãos à obra!

Logo AllFlats

O que devo saber antes de comprar um imóvel de alto padrão?

Regiane <br>Creci: 103129

Regiane
Creci: 103129

Especialista em:
Vila Olímpia, Bela Vista, Jardins

Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos

Flats para Investimento

Web Stories

logo AllFlats

Fale Conosco