logo AllFlats

Data especial: Dia do Corretor de Imóveis  

Dia do corretor

Dia 27 de agosto é uma data a ser celebrada. É neste dia que prestamos homenagem a todos os corretores de imóveis. Trata-se de uma classe extremamente representativa que movimenta a economia do país – e participa da realização do sonho da casa própria de milhões de pessoas.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados atualizados do Sistema Cofeci-Creci, são quase 400 mil corretores de imóveis no Brasil todo. Em média, são quase 2 mil profissionais novos por mês.

Intermediar a compra e venda de um bem tão valioso como um imóvel já é uma missão e tanto. Para isso, o profissional precisa saber lidar com todas as partes envolvidas na negociação. Em outras palavras, ele deve conciliar as necessidades do proprietário com os desejos do comprador.

E não para por aí. Além de dominar todos os detalhes do imóvel e da região onde atua para informar seus clientes, é dever do corretor verificar toda a documentação necessária para a conclusão do negócio. Qualquer errinho pode inviabilizar a transação.

Haja responsabilidade, hein! Por isso é uma classe profissional que merece ser valorizada.

Veja, a seguir, um pouco da história da profissão e a importância desses trabalhadores que estão no dia a dia desempenhando um papel tão importante para todos.

Dia do Corretor de Imóveis: como tudo começou

Não é por acaso que o dia do corretor de imóveis é comemorado no dia 27 de agosto. Foi nessa data, em 1962, que a profissão foi regulamentada pelo Decreto Lei nº 4.116. Uma vitória a ser celebrada!

É verdade que, mais tarde, no dia 12 de maio de 1978, a profissão recebeu nova regulamentação por meio da Lei nº 6.530. Além de regulamentar o exercício da profissão do corretor de imóveis, a nova legislação disciplina seus órgãos fiscalizadores: o Conselho Federal e os Conselhos Regionais (CRECI’s).

Mesmo assim, 27 de agosto continuou como o dia escolhido para homenagear os profissionais. É graças à ajuda do corretor de imóveis que é possível encontrar aquele imóvel que você tanto sonhou.

Como se tornar um corretor de imóveis?

No mercado imobiliário, encontramos profissionais com as mais variadas formações que vão desde médicos e advogados a engenheiros e publicitários. Não dá para mentir: trata-se de um mercado bem democrático.

Mas isso não significa que, para ser corretor de imóveis, você não precisa de um diploma adequado.

Basicamente, existem três possibilidades de formação: os cursos de Tecnológicos de Ciências Imobiliárias e de Gestão Imobiliária e o Técnico em Transações Imobiliárias. Em média, eles duram entre 18 meses e 2 anos.

Em meio aos estudos, é muito importante buscar um estágio profissional. Assim, você já conhece o dia a dia do profissional e pode começar a montar sua carteira de clientes.

Finalizou o curso? Estamos quase lá, então. Para que você possa exercer sua profissão de forma legal, é preciso se registrar no Conselho Regional de Corretores (CRECI).

Tecnologia e o cenário atual do mercado imobiliário

Engana-se quem pensa que basta tirar sua carteirinha do Creci para ser um bom profissional. Como o mercado imobiliário é um setor dinâmico, os corretores de imóveis precisam se atualizar constantemente.

Nos últimos anos, por exemplo, novas ferramentas passaram a existir em um mercado que sempre foi tradicionalmente presencial. O uso da tecnologia já é uma realidade.

Com isso, os hábitos de consumo do setor imobiliário sofreram grandes transformações. Hoje é (quase) impossível comprar um imóvel sem antes dar aquela procurada na internet.

Segundo levantamento do Google, 88% das pessoas com acesso à internet começam a busca por imóvel na internet. Nela, pesquisam informações sobre a região e ainda fazem comparação de preço.

Em vez de enxergar a tecnologia como um obstáculo, é importante que os corretores de imóveis façam dela uma nova aliada. Aproveite as novas ferramentas para conhecer melhor seu público-alvo e acompanhar as tendências do mercado.

Afinal de contas, uma vez que estão cada vez mais bem informados, os consumidores ficam mais exigentes. Eles esperam que o corretor de imóveis consiga solucionar todos os seus problemas.

Os desafios da profissão: dicas e atualização

Em qualquer profissão, é importante se manter sempre atualizado e estudar as últimas tendências do mercado. Para o corretor de imóveis, a história não é diferente.

Aliás, como vimos no último tópico, a atividade do corretor tem mudado nos últimos anos por conta da tecnologia.

Surge, aqui, a necessidade de ampliar seu conhecimento e oferecer um serviço personalizado. Para tanto, recomenda-se que o profissional busque abrir seu horizonte para outras áreas, como design, arquitetura, marketing digital e por aí vai. E, claro, nunca deixe de investir num ótimo relacionamento interpessoal.

Uma profissão com tantos desafios merece um dia especial só para ela. Neste Dia do Corretor de Imóveis, comemore!

A AllFlats deseja muito sucesso, realizações e (ótimos) negócios para todos os corretores de imóveis!

Logo AllFlats

O que devo saber antes de comprar um imóvel de alto padrão?

Regiane <br>Creci: 103129

Regiane
Creci: 103129

Especialista em:
Vila Olímpia, Bela Vista, Jardins

Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos

Flats para Investimento

Web Stories

logo AllFlats

Fale Conosco