logo AllFlats

Móveis multifuncionais para apartamentos compactos: quais são os melhores

Móveis multifuncionais para apartamentos

Quem mora em São Paulo sabe: as moradias modernas estão cada vez mais pequenas. Daí, surge a necessidade de contar com móveis multifuncionais para apartamentos compactos e, assim, otimizar o espaço reduzido.

A realização do sonho de finalmente ter um apartamento próprio muitas vezes vem acompanhada do dilema de conseguir mobiliá-lo adequadamente. O desafio é aliar conforto e bom gosto num ambiente compacto.

Dentre as principais soluções, há os móveis multifuncionais. Eles são um modo inteligente para compor ambientes, conferindo aconchego e praticidade de forma bem planejada.

Se você precisa mobiliar sua casa de forma que tudo esteja facilmente ao alcance e organizada, sem a necessidade de se atravancar, siga lendo esse artigo. Ele apresentará dicas valiosas sobre como escolher móveis multiusos.

Como escolher móveis multifuncionais para apartamentos compactos

Mobiliar um cômodo pequeno não significa evitar a instalação de muitos móveis. Pelo contrário, estes ajudam na organização e separação de itens, otimizando o espaço.

Na hora de comprar móveis, é importante saber de todas as medidas de seu cômodo. Assim, você pode avaliar se as peças caberão no seu aposento. Pode-se, também, optar por móveis planejados, que garantirão o encaixe de cada item no ambiente.

Sabendo as dimensões, é mais fácil pensar na distribuição dos elementos. Os móveis precisam estar dispostos com certo espaço entre um e outro. Afinal de contas, é preciso manter uma área para a livre circulação de pessoas.

Preste atenção nas medidas de cada detalhe de seu móvel. As portas e gavetas terão que abrir-se por completo sem nenhum impedimento.

A prioridade é posicionar móveis maiores, que ocupam mais espaço, para depois adaptar a colocação dos móveis menores e acessórios, encaixados de acordo com o espaço que estiver livre.

Atente-se, sobretudo, para a qualidade. Isso inclui verificar a quantidade de peso que uma cama ou prateleira suporta. Isso dá maior segurança em apoiar objetos sobre as prateleiras e descansar tranquilamente na cama.

Quais as vantagens de um móvel multifuncional?

Os móveis multifuncionais conferem leveza e amplitude para o cômodo. Ao exercerem mais de uma função, eles potencializam o espaço e fazem com que ele possa ser usado de várias formas.

Por terem uma utilidade inteligente, móveis multifuncionais para apartamentos compactos facilmente provocam reações como: “Nossa, nunca tinha pensado nisso!”, “Preciso disso em casa!”, “Que prático! Boa ideia!”.

Você sempre vai querer receber visitas em casa para ouvir esses elogios, não é verdade?

Em que espaço posso usar o móvel multifuncional?

Atualmente, há uma ampla gama de opções de móveis multifuncionais para os diversos cômodos. Logo, não há regra. Isso vai de acordo com a necessidade de cada pessoa e ambiente.

Seja na sala utilizada também como escritório, no quarto abarrotado de cômodas e armários ou na cozinha em que não se sabe mais onde guardar itens excedentes, o móvel multifuncional é uma excelente pedida para conferir maior organização e conforto.

Qual o material ideal dos móveis multifuncionais?

A escolha do material e acabamento do móvel vai depender de sua aplicabilidade e uso.

Geralmente, o material indicado é aquele que garanta durabilidade, evitando desgastes comuns como em móveis tradicionais.

Por exemplo, se o móvel estiver próximo a uma pia, deve-se pensar em um material resistente à umidade e que seja fácil de limpar.

Quais os melhores modelos de móveis multifuncionais?

Não há definição de modelo ideal. Móveis multifuncionais usualmente são feitos de maneira personalizada para o uso e gosto do comprador.

Pensado assim, o móvel multifuncional vai de acordo com a necessidade de cada morador. Portanto, seja feito sob medida ou já pronto, esses móveis apresentam ampla variedade de opções e de diversos estilos. Com certeza, haverá um que lhe agrade.

Móveis multifuncionais para apartamentos compactos na prática

Agora que você já entendeu os benefícios de contar com móveis multifuncionais em apartamentos compactos, vamos apresentar algumas sugestões para cada cômodo.

Móveis multifuncionais para a sala

Nesse aposento, o rack é uma ótima alternativa para se apoiar a televisão, mas também armazenar objetos em gavetas.

O sofá-cama também é uma boa pedida, garantindo conforto no dia-dia e acomodação para hóspedes, quando necessário.

Há também estantes que, além de organizar objetos, podem servir como espaço de leitura e estudo, com uma pequena mesa acoplada. Ou por que não usá-las para fazer um home office em apartamento compacto?

Mesas de centro com gavetas servem como revisteiro ou organizador de pequenos objetos-como controles remotos e pequenas coisas do dia-dia.

Móveis multifuncionais para o quarto

A cama com baú, já muito bem conhecida, é um ótimo exemplo de armazenamento inteligente. A cama armário não desperdiça o espaço vazio embaixo da cama. Roupas de cama podem ser guardadas de maneira prática e fácil.

Uma variação desse modelo é a cama pet, em que há um espaço na base da cama para acomodar seu pet. Já há outra variação em que a cama é elevada, e em seu espaço inferior há prateleiras para livros.

Outra cama versátil é a retratil. Ela pode ficar guardada numa espécie de armário quando não está sendo utilizada. Assim, você pode usar o espaço livre como uma sala mais espaçosa e prazerosa.

Há também as opções de camas, com conjuntos de escrivaninha e gavetas para guardar livros, brinquedos e roupas de cama, em quartos juvenis.

O guarda-roupas pode ocupar menos espaço se for com portas de correr. Além disso, se forem espelhados dão a sensação estética de um local mais amplo.

Móveis multifuncionais para banheiro

Bancadas e nichos no banheiro são uma ótima alternativa. Eles não dificultam a limpeza do piso, armazenam produtos de higiene e cosméticos, e facilitam o fácil acesso e organização de tais produtos.

Armários modulados para banheiro, que já auxiliam no armazenamento, podem ser espelhados. Assim, eles exercem duas funções e ainda conferem amplitude e sofisticação esteticamente.

Em certos apartamentos, com pouco espaço para a área de serviço, podemos encontrar a pia com espaço para lavadora. Nesse caso o balcão, usualmente do banheiro, possui espaço sob medida para encaixe da lavadora.

Móveis multifuncionais para cozinha

Há diversas opções de mesas interessantes. Dentre elas, há as dobráveis e as que se estendem. Estas últimas, possuem gavetas e tampos embutidos que possibilitam o aumento de tamanho, podendo ser usadas em dias em que há mais pessoas.

Mesas que servem como bancadas centrais e divisórias podem adquirir prateleiras em seu espaço inferior, garantindo mais espaço e organização no cotidiano.

Para quem tem um mesmo cômodo com funções e ambiente diferentes, as soluções embutidas são ótima escolha.

O kit cozinha com balcão, eletrodomésticos e prateleiras pode ser fechado com portas quando não utilizado, garantindo que a sala e a cozinha fiquem diferenciadas.

Logo AllFlats

O que devo saber antes de comprar um imóvel de alto padrão?

Regiane <br>Creci: 103129

Regiane
Creci: 103129

Especialista em:
Vila Olímpia, Bela Vista, Jardins

Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos

Flats para Investimento

Web Stories

logo AllFlats

Fale Conosco