logo AllFlats

Flat como investimento: vale a pena comprar?

Flat como investimento

Quando falamos em flat como opção de moradia, logo pensamos em casais sem filhos ou em pessoas que moram sozinhas e não querem ter trabalho. Mesmo que você não se encaixe nesse perfil, mas tem um tino comercial apurado, já deve ter pensando em um flat como investimento, né?

Não é por menos. Basicamente, o apartamento de um flat tem um espaço compacto, em torno de 40 metros quadrados. Na prática, isso significa um investimento inicial inferior a um imóvel tradicional de dois ou mais dormitórios.

De modo geral, trata-se de uma modalidade de moradia que traz conforto e praticidade aos moradores. Além de oferecem serviços de hotel, como faxina e lavanderia, os flats em São Paulo costumam ficar localizados em regiões próximas a áreas comerciais e de fácil acesso ao transporte público

Em razão da oferta de serviços exclusivos e da localização privilegiada, é possível negociar um bom valor de aluguel – mesmo sendo um imóvel reduzido.

Vantagens em comprar um flat como investimento

Quem pretende manter – e ampliar – seu patrimônio já deve ter pensado em comprar um flat como investimento.

Esse pensamento faz muito sentido quando levamos todas as vantagens dessa aplicação. Veja quais são elas:

Facilidade na locação

Entre o público que procura um flat para alugar, encontram-se jovens universitários que desejam morar próximo de onde estudam, casais sem filhos que estão focados no trabalho e executivos que passam um tempo em outra cidade para participar de projetos.

Esse tipo de público está em constante renovação e crescimento. Anualmente milhares de jovens saem do interior e vêm para São Paulo para estudar, por exemplo.

Ou seja, sempre há alguém em busca de um flat para alugar.

Outro ponto que torna a locação de um flat mais ágil é seu processo menos burocrático que o de imóveis tradicionais.

A união dessas duas características torna a compra de um flat em um investimento com liquidez. Em outras palavras, você pode começar a colher os frutos de seu investimento em pouco tempo.

Flexibilidade dos contratos

Mais uma das vantagens de comprar um flat como investimento está na flexibilidade dos contratos.

O aluguel pode ser feito em curto, médio e longo prazo. Existe, ainda, a possibilidade de fazer contratos por temporada.

Imagine, então, que um arquiteto do interior esteja procurando um local para ficar por 20 dias em São Paulo por conta de um projeto que ele está envolvido. Se o seu flat está livre no momento, pode ser uma ótima opção ao profissional, não?

Todos saem ganhando com essa flexibilidade.

Constante valorização

Os flats também estão sujeitos à valorização, como a que o mercado imobiliário experimentou entre 2010 e 2014.

Um imóvel em Moema, por exemplo, ficou muito valorizado nos últimos anos. Isso porque uma nova estação de metrô foi inaugurada na região, o que aumentou a procura por uma moradia por lá.

Então, se um investidor comprou um flat em Moema antes da construção do metrô, ele pode revender a unidade ao invés da locação. Com uma valorização tão grande, a revenda é uma ótima alternativa para aumentar os ganhos do investimento.

O que observar antes de comprar um flat como investimento

Para que você perceba todas as vantagens de comprar um flat como investimento, é preciso ficar atento a uma série de detalhes.

Como se trata de uma aplicação de longo prazo que envolve muito dinheiro, você não pode sair por aí comprando flats sem analisar o cenário macroeconômico e suas possíveis consequências.

Nesse sentido, resolvemos preparar uma lista dos fatores que você deve levar em consideração antes de fazer um investimento desse tamanho.

Valor da compra do flat

O mercado de flats está bem valorizado. Dependendo da região, o preço do metro quadrado pode superar a casa dos 12 mil reais. Nesse caso, uma unidade de 25 metros quadrados exige um investimento de 300 mil reais.

Antes de aplicar toda a sua economia, é preciso analisar o cenário macroeconômico e a sua situação. Se a tendência é de melhora na economia do país e você mantém um emprego estável, pode ser uma ótima oportunidade de investimento.

Uma opção que pode minimizar o impacto desses gastos é comprar um flat pronto. Assim, a sua unidade irá gerar renda rapidamente sem a necessidade de aguardar a conclusão de uma grande reforma no flat.

Mas lembre-se de deixar uma reserva financeira para emergências. Nunca sabemos o dia de amanhã, né?

Aliás, consultores de investimento sempre reforçam que a importância de diversificar seu patrimônio. Evite colocar todas os ovos na mesma cesta.

Localização do flat

O critério da localização tem importância particular. Algo que você saberá muito bem se tiver um bom senso comercial e para investimentos.

Como falamos acima, o público que procura um flat para morar costuma ser bem focado no trabalho. Nesse sentido, morar próximo de uma região comercial e de fácil acesso ao transporte público se torna uma prioridade.

Aqui, um flat na Vila Olímpia chama a atenção de pessoas que trabalham na região e não querem enfrentar o trânsito caótico no horário de pico.

Vale a pena, também, ficar atento às rotas tradicionais de turismo e lazer. Por estar próxima da Paulista e região central, existem muitas opções de teatro na Zona Sul de São Paulo.

Retorno sobre o investimento

Uma boa localização do flat também assegura que você não ficar muito tempo com a unidade desocupada.

Em todo caso, isso pode acontecer. Quando não consegue alugar a sua unidade, você precisa arcar com os custos do condomínio e do pool hoteleiro.

Por isso, é preciso fazer uma série de considerações ao estabelecer o valor do aluguel e garantir um bom lucro.

E o que não fica de fora de jeito nenhum é o valor tributado pelo imposto de renda sobre o ganho obtido com o aluguel. Uma alíquota que chega a até 27,5%.

Cuidado com a lei

Além do imposto, existem questões legais que impactam diretamente em seus planos de usar o flat como investimento. Haja vista o que acontece na maior cidade do país.

Em São Paulo, a lei municipal de zoneamento não permite que flats residenciais se tornem unidades do setor hoteleiro ou vice-versa.

Além disso, um decreto de 2005 proibiu flats de atuarem como hotéis. Por conta disso, não foi mais permitida a venda de diárias de estadia ou o oferecimento de serviços típicos de um hotel.

Apesar de tudo, isso não inviabiliza que você possa disponibilizar seu flat para quem estiver morando uma temporada na cidade ou para quem saiu da casa da família para levar uma rotina mais próxima do trabalho, dos estudos, do lazer e longe da necessidade de fazer serviços domésticos clássicos.

E aí, vale a pena comprar um flat como investimento?

Enfim, comprar um flat como investimento vale a pena se for feito de forma bem pensada. Uma vez que a decisão é tomada no calor da emoção, tudo aquilo que foi planejado pode sair bem mais caro. Isso se não terminar em dívidas.

Trata-se, portanto, de um plano estruturado a longo prazo e observado de forma cuidadosa.

Tanto para procurar um flat como investimento quanto para anunciar a sua unidade, sugerimos acessar a plataforma AllFlats.

Garantimos uma negociação rápida e prática, além de uma grande exposição para quem quer ganhar uma renda mensal com aluguel o quanto antes.

Logo AllFlats

O que devo saber antes de comprar um imóvel de alto padrão?

Regiane <br>Creci: 103129

Regiane
Creci: 103129

Especialista em:
Vila Olímpia, Bela Vista, Jardins

Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos

Flats para Investimento

Web Stories

logo AllFlats

Fale Conosco